Procedimentos Minimamente Invasivos
Toxina Botulínica
Quando a toxina botulínica é administrada por injeção, em músculos faciais específicos, o impulso causa o relaxamento deste músculo. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio das linhas indesejadas.
A terapia atual é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento. A toxina começa a fazer efeito sete a 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna.
Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento.
A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, como as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa, etc.
Preenchedores
Os preenchedores faciais existem desde 1890 e já foram feitos das mais diversas substâncias e materiais. Os investimentos em pesquisas e a evolução tecnológica nesta área permitiram a garantia de resultados cada vez mais naturais, duradouros e seguros.
Preenchedores absorvíveis são produzidos com diferentes tipos de substâncias, podem ser mais ou menos compatíveis com o organismo, o que também significa que podem variar na intensidade do processo inflamatório pós-injeção. O preenchedor de ácido hialurônico consiste em uma versão modificada da substância, ideal para tratamentos estéticos, com perfis de eficácia e segurança comprovados.
Lipoenxertia
A lipoenxertia é a técnica capaz de restaurar o volume de gordura subcutânea por meio do preenchimento, é muito eficaz para recuperar contornos e proporções da face ou do corpo, por motivos estéticos e não-estéticos.
O processo é simples e consiste em, após retirar a gordura localizada, tratá-la e aplicá-la em outra parte do corpo. Depois de ser feito este processo, o cirurgião recoloca a gordura nas partes desejadas.
O procedimento promove a reposição de estruturas atrofiadas e ausentes ou o aumento dos elementos em determinados pontos. Em geral, os locais dos quais se retira gordura são a barriga, as costas e as coxas, enquanto as regiões em que, normalmente, o procedimento é mais realizado são: glúteos, seios, lábios, queixo e coxas. Além de aumentar o volume da região tratada, a gordura confere melhora da textura da pele.
A lipoenxertia é realizada por cirurgião plástico, em hospital. O procedimento é rápido e é um complemento da lipoaspiração.
Bioestimuladores de Colágeno
Quando temos deficiência de colágeno, isto pode ser resolvido por meio de bioestimuladores injetáveis. Eles induzirão a produção da proteína.
Os bioestimuladores atuam de dentro pra fora, ajudando a suavizar o aspecto de flacidez e rugas e têm se mostrado uma grande solução na reparação estética.
Quando injetados, estimulam a produção de colágeno, hidratam o tecido cutâneo e promovem um efeito rejuvenescedor na pele, proporcionando aparência mais jovem e radiante.
Alguns benefícios deste tratamento são que bioestimuladores de colágeno promovem um efeito rejuvenescedor de forma progressiva (tanto facial como corporal); auxiliam na correção de cicatrizes e reposição de volume no dorso das mãos, colo e pescoço. E, além de reduzir a celulite e flacidez, a aplicação é minimamente invasiva.
Os mais conhecidos entre os bioestimuladores são o Sculptra e o Radiesse.