Mamas
Prótese de Mama
Esta é uma das cirurgias plásticas mais procuradas em todo mundo, geralmente por pacientes que estão descontentes com o volume de suas mamas. Também indicada para melhorar o aspecto estético dos seios.
Quando a prótese é colocada entre a glândula mamária e o músculo, é chamada de subglandular. Este procedimento é indicado para as pacientes que têm uma boa espessura de pele e gordura subcutânea para cobrir a prótese e proporcionar resultados naturais.
Quando a prótese é colocada abaixo do músculo, é chamada de dualplane. Para pacientes muito magras ou com preferência por próteses maiores, se indica que haja mais essa camada extra muscular para cobrir a prótese e proporcionar resultados mais duradouros.
A acomodação da prótese acontece de forma mais rápida quando a pele é mais flácida pelo fato da pele oferecer uma compressão menor. Próteses texturizadas e de revestimento de poliuretano facilitam os processos de cicatrização e de acomodação, reduzindo os riscos de contratura capsular.
Prótese de mama de recuperação rápida, é uma aliada da mulher moderna, Clique Aqui e saiba mais!
Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é uma cirurgia que visa a redução do volume e peso das mamas através da remoção do excesso de gordura, tecido glandular e pele. O intuito do procedimento é levar benefícios estéticos e melhorar a saúde da paciente.
A procura pela mamoplastia redutora costuma ocorrer quando o tamanho das mamas causa desconforto na paciente pelo seu volume e peso, geram dores em locais como os ombros, pescoço e costas e limitam a realização de atividades simples do dia a dia.
Durante a primeira consulta, é possível retirar dúvidas sobre a cirurgia, bem como analisar se a paciente está apta a realizar o procedimento. Os cuidados pré-operatórios envolvem a realização de exames cardiológicos, de sangue, mamografia e/ou ultrassonografia, que buscam analisar a região e verificar a presença de patologias. É necessário realizar um jejum de 8h antes do procedimento, além de não fumar por um período de, no mínimo, 30 dias e evitar o uso de medicamentos como aspirinas e anti-inflamatórios, pois os mesmos interferem no processo de coagulação do sangue.
O pós-operatório pode demandar o uso de gazes e micropores nas incisões. Deve-se evitar movimentos bruscos, levantar os braços acima da linhas dos ombros e dormir de lado ou bruços. Também é necessário a utilização de sutiã pós-cirúrgico por um período aproximado de 30 dias.
Na maioria dos casos, a cicatriz fica em forma de âncora ou “T” invertido abaixo das aréolas. Em um primeiro momento elas podem ficar mais aparentes, devido ao seu tom avermelhado. Mas, com o passar do tempo, elas se tornam mais esbranquiçadas e discretas.
Mastopexia (Suspensão)
A mastopexia é uma cirurgia plástica que possui o objetivo de erguer as mamas através da remoção do excesso de pele ou com a utilização de implantes de silicone. Ainda existe a possibilidade de combinar as técnicas.
O procedimento com a utilização de próteses de silicone remove a pele flácida, fortalece o tecido mamário e contribui com a definição do contorno, melhorando o lifting das mamas e a harmonia corporal. Por isso, a cirurgia é indicada para casos de seios assimétricos, flacidez nas mamas e queda das mamas em decorrência de amamentação e/ou perda de peso acentuada. As incisões serão feitas respeitando as particularidades anatômicas de cada paciente, mas sempre prezando pelo fator estético, com cicatrizes discretas.
No pré-operatório, durante a consulta com o médico cirurgião, será alinhada a expectativa em relação ao procedimento, bem como os cuidados e ações que devem ser adotados, entre eles:
Realizar os exames de hemograma, mamografia, avaliação cardiológica e a ultrassonografia.
Não fumar por um período de, no mínimo, 30 dias.
Não ingerir bebidas alcoólicas 24h antes da cirurgia.
Suspender o uso de remédios como aspirinas e anti-inflamatórios.
As técnicas para a realização da cirurgia podem variar de acordo com alguns fatores, como grau de flacidez, posição e tamanho das aréolas. Mas, geralmente, as técnicas escolhidas são:
Clássica: realizada com o intuito de corrigir a flacidez das mamas.
Com próteses ou silicone: realizada quando a paciente deseja aumentar o volume das mamas e obter uma silhueta mais definida.
No pós-operatório, a paciente é liberada normalmente após 4 horas, além de apresentar inchaço, hematomas e sensibilidade no local, sendo recomendado repouso e a utilização de fita modeladora e sutiã com suporte.
A flacidez pode ser decorrente do peso das mamas, fazendo com que a mamoplastia redutora seja uma opção. Esta situação deve ser avaliada de forma presencial, onde o médico irá verificar a viabilidade da cirurgia, levando em conta a anatomia da paciente.
Correção de Assimetrias Mamárias
A assimetria mamária é a diferença de tamanho ou formato entre as mamas, que pode ser bem discreta e muito frequente, pois ocorre em quase todas as mulheres, a assimetria mamária é considerada a regra e não a exceção.
A assimetria mamária é motivo de grande procura em consultórios de cirurgia plástica. O respeito a essa patologia inicia-se por adequada avaliação clínica da paciente, em todos seus aspectos como: volume, contorno, consistência e presença de ptose.
O tratamento varia em cada caso, podendo ser feito mamoplastia e mastopexia, com ou sem implantes mamários. A correção é recomendada para quem sente desconforto com a diferença, e que, após avaliação com seu médico, teve todas as doenças mamárias excluídas.
Dependendo do volume dos seios que a paciente tenha, pode ser feita a correção da assimetria utilizando apenas o próprio tecido mamário da paciente, caso da redução dos seios (mamoplastia redutora) ou levantamento dos seios (mastopexia), sem precisar de próteses de silicone.