Ao associar a cirurgia plástica a uma obra de arte, vejo assim:
O cirurgião trabalha com formas já determinadas, imperfeitas, transformadas por traumas ou pelo tempo. O seu trabalho é resultado da sua habilidade, da sua prática e dos cuidados no pós-operatório. A matéria-prima do cirurgião é nobre, por ser insubstituível (você). A semelhança entre os dois, artista e cirurgião, está na busca da perfeição associada à concepção de um ideal de beleza. Acho essa uma justa comparação, e você?
A rinoplastia pode melhorar o tamanho de seu nariz em relação à face, a largura e a posição das narinas. No meu trabalho como cirurgião plástico a harmonia significa uma relação ótima de proporção. (Lembrando que: a proporção é a relação de medidas que se mantém constantes entre si e em paralelo com outras estruturas.)
Com relação ao nariz, estes conceitos são totalmente aplicados e o paralelismo é feito com o complexo craniofacial. Ou seja, estudo o rosto de meus pacientes, levando em consideração o que ele deseja e o que é possível, o que deve ser feito e a precisão exata de como vai ser feito.
Há diferentes medidas e proporções entre as estruturas do nariz. Apesar de a cirurgia ser feita com objetivo de melhorar as proporções faciais, deve ser observado que o rosto de qualquer pessoa é, em algum grau, assimétrico.