Cirurgia Reconstrutora

Reconstrucao-mamaria

Reconstrução Mamária


O câncer de mama é diagnosticado com a periodicidade de exames como a mamografia. A mamografia é indicada a partir dos 40 anos, porém pode ser solicitada antes em casos que haja histórico familiar de câncer de mama ou alguma outra alteração.

Quando uma mulher usa prótese mamária, seu acompanhamento deve permanecer o mesmo que ela teria caso não tivesse silicone. A mamografia continua sendo indicada e, quem tem silicone, deve informar o uso da prótese na hora da realização do exame para melhor técnica.

Dependendo da situação, seu médico também poderá pedir outros exames. Todas as pacientes com próteses que sentirem ou perceberem alguma alteração nas mamas deverão relatar ao seu médico.

Existe uma orientação não formal do órgão americano que regulamenta as próteses mamárias de que toda pessoa com próteses mamárias, após 5 ou 6 anos, faça uma Ressonância Nuclear Magnética das mamas, e continue fazendo este exame a cada 2 anos, mesmo sem nenhum sinal de anormalidade.
cancer-de-pele

Câncer de Pele


A cirurgia plástica reconstrutora visa corrigir um defeito funcional e/ou estético associado. Pode ser indicada em caso de acidentes, deformidades e após a recuperação de cânceres.

A cirurgia pode envolver procedimentos simples, como o tratamento para cicatrizes, ou mais complexos, como a reconstrução de traços faciais e outras partes do corpo, em locais afetados por lesões de pele e tumores benignos ou malignos. Quando o câncer é retirado de algumas partes do corpo, a reconstrução auxilia na restauração de uma aparência natural, buscando o melhor resultado estético-funcional.

A cirurgia é indicada para todas as idades e a cicatriz no local da lesão se torna discreta com o passar dos meses. Os pacientes podem retornar às atividades dentro de alguns dias, na maioria dos casos. Vale ressaltar que se você tem alguma lesão suspeita na pele é necessário procurar um especialista. O diagnóstico precoce é muito importante quando se trata de câncer de pele, aumentando as chances de cura.
pos-bariatrica

Plástica Pós-Bariátrica


É natural que, após a realização da cirurgia bariátrica, os pacientes tenham certa ansiedade para remover o excesso de pele e voltar a ter uma vida plena com seus corpos. Mas o tempo de espera para essa remoção irá variar de acordo com cada paciente, pois é preciso aguardar a estabilização da perda de peso.

O período é importante porque é possível que o corpo siga reduzindo as medidas e a flacidez aumente, mesmo após a cirurgia. Ainda existe a possibilidade de o paciente recuperar peso, fazendo com que resultados sejam perdidos.

Sendo assim, o melhor é aguardar por período de, no mínimo, três meses de peso estável. Após, com avaliações periódicas, é possível alinhar um plano de reparação.

A realização da cirurgia plástica pós-bariátrica conta com procedimentos de plástica do abdômen, plástica das mamas e até plástica para retirada de flacidez dos braços e a manutenção do peso corporal também está muito ligada aos resultados.
Cicatrizes

Cicatrizes (Pós Trauma / Quelóides)


A cirurgia reconstrutiva ou reparadora é uma intervenção indicada para pessoas que precisam desenvolver a uniformidade e até a funcionalidade de alguma parte do corpo.

Depois de um procedimento cirúrgico padrão, o paciente pode se deparar com uma cicatriz patológica, ou quelóide. Queloides são cicatrizes endurecidas que aumentam progressivamente, elas têm como característica ultrapassar as margens da cicatriz, a cor avermelhada e não diminuem a espessura.

Esse defeito de cicatrização demanda uma intervenção para ser corrigido. No caso das cirurgias bariátricas, o excesso de pele também demanda a intervenção reconstrutiva.
Queimaduras

Queimaduras


A cirurgia plástica para queimaduras reconstrutiva se faz necessária quando os ferimentos iniciais já estão cicatrizados, com o duplo objetivo de melhorar a função e a aparência estética das cicatrizes.

Pacientes que passam por este procedimento precisam ter em mente que as cicatrizes de queimadura não desaparecerão por completo, porém podem – e devem – melhorar o aspecto de forma significativa. Cicatrizes limitadoras de movimentos em pescoço, ombros, mãos ou pernas, por exemplo, podem ser beneficiadas pelos processos de liberação de contraturas da cicatriz. Ótimos resultados também são obtidos em cirurgia plástica para queimadura em cicatrizes que prejudicam pálpebras, lábios, nariz ou perda de cabelo.

Para todos os pacientes é primordial que agendem uma consulta com o cirurgião plástico. Trabalhando em conjunto, médico e paciente têm melhor entendimento sobre o procedimento, dúvidas e benefícios, uma vez que cada paciente é único e cabe ao profissional encaminhar o tratamento e a técnica cirúrgica que melhor se adéqua ao indivíduo.
 
Open chat